Foice

Utensílio agrícola constituído por um cabo curto ao qual se fixa uma lâmina de aço ou ferro, curva e estreita, com gume serreado, utilizado para ceifar ou segar, fouce.

A foice foi inventada no século VI A.C. na Mesopotâmia (atual Iraque) e era inicialmente feita de pedra. Com o avanço da metalurgia esta passou a ser constituída por metal, inicialmente bronze, mas mais tarde ferro e aço.

A foice também sofreu outras alterações, como a introdução de um cabo de madeira para facilitar o seu manuseamento e a adoção de uma lâmina curva (tendo as primeiras foices lâminas retas) para a tornar mais eficaz no corte de plantas.

Enquanto que a foice de cabo curto era altamente difundida, a foice de cabo longo, que evoluiu da anterior, só seria popularizada no século VIII D.C. como resposta às novas necessidades agriculturais.

A foice é muito mitologizada, sendo comumente associada à morte e ao tempo, com as figuras antropomorfizadas destes sendo comummente representados com esta ferramenta. Esta conexão representa a inevitabilidade da morte e inexorabilidade do tempo, sendo os homens para estes como colheitas ceifadas pelo agricultor na altura da colheita.

A foice também é um símbolo do comunismo, representando o trabalhador rural, que combinado com o martelo, que representa o trabalhador urbano, demonstram os grupos sociais oprimidos pelos capitalistas, sendo a união entre os trabalhadores rurais e urbanos essencial à revolução.

 

Horário:
Sexta-feira 09h00 às 18h00 (encerra para almoço das 12h30 às 14h00)
Sábados e domingos das 10h00 às 19h00 (encerra para almoço das 12h30 às 14h00)

Tel. 244 722 608
(chamada para rede fixa nacional)

Email: geral@fcolmeiasememoria.pt

Rua de São Miguel 2020, Crasto
2420-204 Colmeias Leiria

Confinanciado:

Redes socias

© 2023 por Artmadesign Todos os direitos reservados. Política de privacidade / Política da Qualidade